domingo, fevereiro 28, 2010

Copa Brasil FMX- Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro recebeu mais uma vez a Copa Brasil de Freestyle Motocross no Carnaval.



O evento ocorreu na Barra, onde a estrutura, de rampas de ferro, foi montada na areia. Debaixo de muito sol, pilotos se esforçavam para atingir o seu melhor desempenho e público se manteve presente desde Sábado, quando aconteceram os treinos, sempre muito animados e vibrantes!






No Sábado, ocorreram as eliminatórias, com a presença de 14 pilotos e a classificação de apenas 6, entre eles os irmãos Gian e Pao Bergamini. " É muito bom garantir essa vaga na final nesse momento. Apesar de estar com o ombro machucado e com uma cirurgia marcada, realizei todas as manobras que queria e estou feliz. Agora, manter esse esforço para a final", relatou Pao Bergamini logo após o conhecimento dos resultados.

Pao Bergamini momentos antes de sua apresentação.




No Domingo, os seis classificados- Joaninha, o americano Derek Burlew, Marcelo Simões, Jeff Campaci, Pao Bergamini e Gian Bergamini disputaram a grande final.
Muito se esperava de alguns pilotos que vem treinando o Backflip, como Gian, Pao, Jeff Campacci e Fred Kyrillos.
Fred não pôde participar da classificatória, pois na Sexta-feira, durante os treinos, sofreu uma queda e não consegiu recuperar-se para a competição.

Os outros pilotos não realizaram a manobra por questões de segurança e confiança.
Os treinos para a manobra são realizados em uma piscina de espuma, e tanto Gian quanto Pao ainda não executaram a manobra na recepção. Por este motivo, arriscar-se numa estrutura totalmente metálica não seria o mais conveniente no momento, e os irmãos decidiram manter suas manobras que já estão sólidas e treinadas. " Este é o momento mais esperado atualmente. Para isso, precisamos estar confiantes e tranquilos em relação a estrutura e fatores climáticos. Aqui o vento não é favorável e a recepção de metal é menos segura do que a de terra. Não é a hora de arriscar, podemos nos prejudicar", afirmou Gian Bergamini, que vem treinando diariamente na execução do Backflip.



Gian Bergamini, preparando-se para sua apresentação.

Cliff Hanger de Gian Bergamini

Com a vantagem de ser o único piloto Brasileiro a executar o backflip até o momento, Gilmar Flores, o Joaninha, garantiu a vitória que pela 4ª vez.
Marcelo Simões e Derek Burlew completaram o pódium.



Jeff Campacci, Gian Bergamini e Pao Bergamini completaram o pódium respectivamente.

Classificãção final
1. Gilmar ‘Joaninha’ Flores – 200 pontos
2. Marcelo Simões – 169 pontos
3. Derek Burlew – 167 pontos
4. Jeff Campacci – 148 pontos
5. Gian Bergamini – 137 pontos
6. Paolo ‘Paô’ Bergamini – 119 pontos

Desta vez, deixamos nossa crítica ao evento. Sentimos falta de cuidado com os pilotos, falta de apoio financeiro, algumas condições regrediram em relação ao ano passado, e a tão esperada evolução que buscamos para o FMX parece não acontecer mais uma vez.
Faltam condições básicas de estrutura, cuidados com os julgamentos, ferramentas para os juízes, que sequer podem avaliar o percurso completo dos pilotos, já que ficam posicionados atrás de uma recepção, sem poder enxergar o outro lado da pista e julgar, por exemplo, a aterrisagem...

Enfim. É esta a realidade em que pilotos de FMX estão inseridos.
Nós, enquanto pilotos, buscamos diariamente a evolução. Mas há alguns fatores que fogem de nossa responsabilidade, e dos quais todos nós enquanto ATLETAS também dependemos.


Valeu Bzinho (OGIO), Gui Leporace (fotos/OGIO), fãs do esporte e da nossa equipe. Valeu amigos e familiares!

Pao, Bzinho e Gian, com seus novos fones "Skullcandy".





Abraços,

Gian e Pao Bergamini
Equipe BergaminiFMX

Um comentário:

Guilherme Gaino disse...

Gostaria apenas de agradecer a atitude de trazer a publico as deficiencias que encontramos na cena... Foram precisos no comentário!

Acho que é passada a hora de deixarmos a famosa frase "A coisa aqui tá começando" pra trás... Estamos flndo de um campeonato que, apenas nessa "nova versão", já está em seu 4º ano e até aqui continua promovendo essa caricatura do que é o FMX realmente...

Entendo e respeito o esforço de alguns do envolvidos para que a coisa ande pra frente ali, mas a verdade é que pouco aconteceu nesse sentido até agora...

É isso povo!

Tamo junto sempre!

Abxxx!!